terça-feira, 9 de agosto de 2016

Oi gente amiga! Tudo beleza com você?

Interruptor Paralelo e Interruptor Intermediário


Um pouco de teoria sobre isso né?  que é um interruptor paralelo? eles também são conhecidos por three way e trata-se de um interruptor específico de duas posições que quando ligado em paralelo com o outro do mesmo tipo destina-se a acender ou apagar uma lâmpada em dois pontos diferentes da edificação. 

Vou falar aqui da ligação de dois interruptores paralelos: 
Vamos a montagem de interruptor three way, o interruptor three way é conhecido como interruptor paralelo, é o caso onde eu tenho dois pontos pra controlar um ou mais pontos de luz, não tem dois interruptores simples para controlar um ponto de luz, então uso o interruptor three way é esse que na parte posterior em vez de dois parafuso a gente tem três, eles tem três bornes pra tá trabalhando, aí vai a ligação agora vem primeiro cabo que a gente vai ligar o cabo que alimenta o disjuntor, então ele sai da saída do borne para a entrada do disjuntor, ele vai ser nosso elemento de proteção, bem próximo o cabo eles vai tar ligado na saída do disjuntor e ele vai ser ligado no borne central de um dos dois interruptores three way (paralelo) ou no caso eu vou tá ligando ele neste interruptor aqui vou ta ligando ele no borne Central AC DC interruptor que é isso então, eu tô conectando ele lá no borne central, bem eu tenho os dois interruptores são iguais são três parafusos então que eu vou fazer do borne de cima do interruptor three way? (paralelo) eu vou conectar um cabo no borne de cima do outro então pro outro é o mesmo fazer conte baixo vou ligar um cabo do borne debaixo do primeiro interruptor three way para o borne debaixo do segundo interruptor three way fazendo dois retornos conectar o primeiro cabo conectar o segundo cabo e aí do outro lado do interruptor o de cima vai no de cima ou debaixo, agora é só manter essa configuração.                        


Sobrou um borne do meio do segundo borne do meio eu vou tá ligando o retorno que vai pro meu receptor (Soquete de Luz) Agora que vou tá ligando os dois interruptores a esse cabo de retorno vou ligar ele do meu receptáculo, sempre retorno para o receptáculo vai no borne central do receptáculo por uma questão de segurança por último vou conectar o meu cabo de neutro no meu conector de alimentação aqui no outro contato e por último fixar o receptáculo no acabamento nos cabos colocar minha lâmpada conectar a fonte de alimentação (disjuntor) energizar e acender a luz. 

Você pode ver que eu posso tanto ligar quanto desligar de qualquer um dos dois pontos... Então essa ligação de interruptor three way (paralelo) é muito importante para utilizar em dois locais. Existe o interruptor intermediário, você pode instalar quantos interruptores intermédios quiser entre os 02 interruptores paralelos ok? Qual finalidade desse interruptor intermediário eu posso acender uma lâmpada de um ponto que pode no início do Corredor, apagar a luz no meio do corredor e ligar ou apagar no fim do corredor entende? Intermediário é importante sempre quando o local é de difícil acesso ou por estética  mesmo, você que decide. 

Só não se esqueça de testar o interruptor antes. Toma cuidado pra não confundir com o interruptor bipolar, vou falar pra vocês a diferença do bipolar e intermediário; bipolar e intermediário a diferença no visual, é que no bipolar vem marcado zero e um, o intermediário não tem, o tamanho é o mesmo a diferença olhando na tecla que vem marcado zero e um e este bipolar olhando pelo lado dos bornes, então cada um tem 4 bornes, no visual aí os 4 parafusos, então se tem a trilha e tem um quadradinho, esse aqui significa que é um botão intermediário porque o bipolar não possui nem as trilhas e nem o quadradinho. 

O porque essa é a principal diferença no visual, considerando a construção interna dos contatos que isso é bem diferente um do outro. Existe também intermediários sistema modular, e agora? kkkk! calma!  porque o modular é aquele que você fixa o suporte na parede e depois encaixa os modos, podendo ser 4 por 2 para 1, 2 ou 3 módulos. Então, se você não souber a diferença você vai ter que testar, o interruptor com um multímetro, Agora é só virar um interruptor para ligar os fios, os 4 bornes e os dois quadradinhos pra direita sempre na vertical para a peça ficar na sua direita  nunca na horizontal. Aperta na vertical com os quadradinhos aqui para sua direita então você olhando para a peça esses quadradinhos sempre para a sua direita. 

Porque na hora de ligar lá na caixinha você vai ligar dessa maneira entrada e saída, e fios eu trabalho com 4 cores para instalação de interruptor porque você trabalha em uma entrada dois fios de uma cor e saída dois fios de outra cor. A posição correta para ligar esse interruptor é sempre na horizontal e o espaço vazio fica para sua direita nunca na vertical. Nunca na vertical sempre na horizontal com essa parte vazia para o seu lado direito então vou ligar em entrada e saída. É trabalhar com 4 cores a primeira cor (Preto) para fase duas cores para retorno de paralelo porque que ele fica muito fácil de identificar entrada e saída do interruptor intermediário, vermelho para retorno da lâmpada. 

É só ligar o disjuntor, como sempre desligado, a primeira Tecla acende, apaga no intermediário, acende e apaga na outra tecla. Eu gosto de usar um disjuntor bipolar de 16A, uma lâmpada compacta de 40/60 ou 80 watts um plafon o soquet e27, use ferramentas adequadas, exemplo;  uma alicate universal, um alicate de corte diagonal de 1000 Volts, uma chave de teste neon, e cabos flexíveis de 1,5mm nas cores seguindo a norma, eu falei aqui dessa  configuração e de dois interruptores paralelos com um intermediário usando uma Tensão de 220V onde se usa fase + fase com disjuntor bipolar de 16A.

Deixe seu comentário...
dicas, ideias, sugestão ou criticas são bem vindas!
Abs! att. J.Ramos eletricista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário